Os gastos em videojogos para smartphones devem atingir os 136 mil milhões de dólares em 2022, segundo as previsões da data.ai, analista especializada nas plataformas mobile, num relatório feito em parceria com a IDC. As plataformas mobile são apontadas como responsáveis por 60% do valor do mercado para este ano, catapultando a indústria do gaming para 222 mil milhões de dólares.
As consolas domésticas e o PC praticamente convergiram, tendo o mesmo peso na indústria. Ou seja, o gasto nos jogos para consolas vai ser de 42 mil milhões de dólares e no PC/Mac chegará em 2022 aos 40 mil milhões de dólares. A diferença é que as consolas estão praticamente num período de estagnação, enquanto que o PC tem vindo a crescer nos últimos dois anos. Já as consolas portáteis contribuem com 4 mil milhões de dólares.
A pandemia de COVID-19 fez disparar a procura por consolas de jogos, esperando-se agora uma melhoria na disponibilidade de Xbox Series X e PlayStation 5, como prometeu o presidente de entretenimento da Sony, Jim Ryan na semana passada e com isso fazer subir o valor do mercado nas projeções das analistas. Mas a aquisição de computadores para o ensino e teletrabalho também fizeram aumentar o seu potencial para o gaming, justificando-se o crescimento.
Por outro lado, a data.ai diz que as experiências entre consolas e mobile estão a fundir-se, uma vez que os smartphones atuais já começam a oferecer experiências gráficas e de jogabilidade superiores, assumindo-se como uma oportunidade para receber as capacidades cross-platform das funcionalidades competitivas (ou de progresso na sua experiência a solo) e sociais dos videojogos. Ainda assim, é referido que o mobile é um canal importante para vários subgéneros do espectro da indústria, havendo sempre um jogo para todos.
No primeiro trimestre de 2022, a China manteve a liderança nos gastos no mobile. A Europa ocidental e a América do Norte têm metade da quota dos gastos no trimestre, mas a data.ai salienta o crescimento de mercados como o Brasil e Arábia Saudita na liderança do crescimento no resto do mundo para os gastos de consumidor em mobile. O relatório salienta ainda a quebra do mercado russo devido à guerra, caindo de 50% para 10% desde fevereiro, embora tenha crescido na semana de 17 de abril, a data mais recente registada no estudo, estimando-se gastos dos utilizadores em jogos de 30 milhões de dólares.
Para o primeiro trimestre de 2022, o videojogo Genshin Impact continua a liderar as receitas no mobile, seguindo-se Roblox e Honour of Kings. Na Switch Lite, consola que atualmente representa o mercado de portáteis, a analista salienta Pokémon Legends: Arceus, Kirby and the Forgotten Land e Mario Kart 8 Deluxe. No PC, neste caso focado no Steam, o jogo da chinesa NetEase, Naraka: Bladepoint assume-se como o vencedor, à frente de Battlefield 2042 e Grand Theft Auto V.
Veja na galeria os gráficos com os dados do relatório:
A especialista salienta as funcionalidades competitivas entre jogadores (PvP) como a principal atração de sucesso, salientando-se os jogos do género battle royale e de ação, sobretudo nas tabelas de mobile e PC. Ainda assim, no mobile há mais variedade, sendo registados 8 subgéneros distintos entre o Top 10. Olhando para o ano de 2021, a data.ai diz que os jogos de ação cresceram 2,7% face a 2020, os puzzles 0,7% e a simulação 1,4%, géneros que considera “híper casuais”.
O estudo salienta ainda o crescimento do público feminino nos gastos em jogos para iOS e Android nos últimos três anos em vários mercados, sendo o Roblox o mais atrativo do segmento. A Gen Z também está a crescer como a audiência que está a gastar dinheiro em jogos para smartphones, mas os utilizadores da geração Gen X e Baby Boomers continuam a crescer, representando quase 25% dos jogos mais jogados.
Numa nota curiosa, é referido que o consumo de videojogos tem sido um fator de maior penetração nas redes sociais, sejam estes de comunicação, discussão ou partilha de vídeo em streaming, sendo o TikTok, o Snapchat e o Instagram as plataformas mais utilizadas pelos gamers do que a população média geral. A Twitch é onde passam mais tempo em streaming.
Em nota de conclusão, o mercado de mobile é, desta forma, o principal condutor de crescimento da indústria de gaming, seja a nível do consumo de jogos digitais, como o principal formato. O mobile tem vindo a democratizar o acesso ao gaming, oferecendo propostas para todos os nichos, dos casuais aos jogadores avançados. Os utilizadores estavam a investir cada vez mais tempo nas plataformas mobile a jogar.
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