Há meses que correm rumores e leaks sobre a próxima versão do Steam, mas a Valve aproveitou a E3 para mostrar oficialmente um pouco de como será a mais conhecida loja digital de videojogos de PC. A empresa utilizou o seu blog oficial para listar os objetivos do novo design e da nova estrutura da interface.

Segundo a Valve, a ideia passa por combinar experiências pessoais com os jogos, juntamente com apontamentos e notícias agregadas produzidas diretamente pelos produtores, assim como todo o conteúdo associado.

tek steam
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O objetivo é que cada ficha de jogo tenha elementos identificativos, como capas e imagens do respetivo título. E para que no arranque não falte nada à base de dados, considerando que as editoras não consigam fazer atualizações a tempo, todos os jogos da nova versão do Steam irão receber uma cápsula com elementos e um banner em forma de placeholder, que os produtores já podem fazer download no link disponibilizado no texto. A própria Valve incentiva os produtores a criarem e atualizarem as imagens das suas páginas e a começarem a adicioná-las nos servidores do Steam, utilizando os novos guias e templates do futuro design.

Olhando para as imagens disponíveis, os jogos são agora dispostos pelas capas, além da lista habitual no lado esquerdo. Há novos filtros tais como a organização pelos meses de utilização ou compra e os títulos mais recentes ganham um maior destaque. E por exemplo, um jogo que recebeu uma atualização importante é destacado em grande, para informar os utilizadores. Este design pretende estabelecer uma maior comunicação aos jogadores do que se passa com os seus jogos, estejam eles instalados ou não.

tek steam
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Já dentro da ficha individual dos jogos, está mais visível e arrumado os achievements, o tempo de jogo, informações sobre a atualização e um feed de atividade. Além disso, é mais fácil ver os amigos que têm e estão a jogar esse jogo e abrir partidas online com os mesmos.