A Volvo anunciou uma parceria com a Epic Games que se vai traduzir na utilização do Unreal Engine para o desenvolvimento de gráficos 3D fotorrealistas para os equipamentos digitais dos seus veículos. O ponto nevrálgico desta colaboração vai ser a interface dos painéis de interação que serão desenhados com base numa plataforma que está a ser criada de raíz pelo estúdio.
"Esta tecnologia dá-nos a capacidade de criar visuais responsivos e de alta qualidade que podem ser reproduzidos e misturados com informação, de forma a criar representações realísticas, sempre que necessário" disse, em comunicado, Thomas Stovicek, líder da equipa de user experience, na Volvo.
A segurança vai ser um pilar desta parceria, segundo afirmou Stovicek. A empresa sueca tem uma reputação construída com base na segurança e espera agora conseguir fazer uso das potencialidades do Unreal Engine para processar a informação detetada pelos sensores dos seus veículos para que seja fácil para o condutor absorver a informação que de outra forma não veria à sua volta. Outros detalhes de navegação, bateria, cores e gráficos animados serão igualmente recriados em conjunto com a Epic.
O Unreal Engine é uma ferramenta de criação de gráficos tridimensionais realistas. A primeira versão foi apresentada em 1998 e embora seja maioritariamente utilizado na criação de videojogos, o software foi já adotado por outras indústrias, nomeadamente a do cinema e a da televisão.
A indústria automóvel é particularmente atraente para a Epic, uma vez que os carros são muito mais fáceis de recriar do que os humanos, pelo que o motor da marca pode brilhar neste segmento. Importa notar que a Volvo não é a primeira marca a optar pelo Unreal Engine para um trabalho do género, uma vez que o estúdio norte-americano está já a trabalhar com a GMC.
"A indústria tornou-se particularmente interessante para nós, dado o hardware que está a ser integrado nos veículos e que nos deixa pensar nos automóveis como novas plataformas que devem ser reconhecidas no nosso meio", disse Heiko Wnczel, responsável pelo estúdio da Epic, em Detroit.
À medida que o design e os motores dos veículos vão sendo modernizados, faz sentido acompanhar o ritmo da evolução com um software adequado. Neste sentido, o domínio gráfico torna-se igualmente importante, uma vez que a informação e a interação dentro de um carro são cada vez mais de foro digital.
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