Entre dezembro de 2021 e junho de 2023, decorreu o projeto de literacia digital no Alentejo “Programa o Teu Futuro”, uma iniciativa da Fundação da Juventude. Uma ação de introdução à codificação e ciência de computação, através da criação e conceção utilizando uma placa de microcontrolador Micro:bit.

A sessão de encerramento, daquele que é considerado o maior projeto de literacia digital implementado no Alentejo, está marcada para esta sexta-feira dia 29 de setembro. Como resultado final, o projeto ensinou cerca de 5.000 alunos e 300 professores em todo o Alentejo a “falar em código e programação”. Puma iniciativa que contou com o apoio da Delta Cafés do Grupo Nabeiro, investidor social desde o seu início.

A ação permitiu aos alunos aprenderem conceitos de informática que servem de base para os estudos, além de estimular o interesse pela matemática e ciência. Mas ao mesmo tempo espicaçar e desenvolver o lado inovador, inventivo e empreendedor dos jovens.

Veja na galeria imagens do Programa o teu Futuro

O "Programa o Teu Futuro" esteve presente nas salas dos alunos e professores dos primeiros, segundos e terceiros ciclos. Juliana Viegas, gestora de projetos na Fundação da Juventude, explicou ao SAPO TEK que o projeto esteve presente em várias escolas durante o ano letivo 2022-23 e foi inspirado numa anterior iniciativa a nível nacional que decorreu em 2018, “numa altura em que ainda não se falava muito em literacia digital”, no ensino básico e secundário. Esse projeto usou o micro:bit e o jogo Minecraft, chegando a 3.000 alunos em 17 agrupamentos.

O feedback positivo levou a Fundação a fazer uma nova candidatura do projeto, mas para a zona do Alentejo, por ser uma zona mais afastada do litoral, uma vez que os jovens não tinham as mesmas oportunidades ou mesmo o acesso a computadores. Foram contratados professores e um psicólogo no território, que foram essenciais para o sucesso da nova formação, nas seis sessões de 90 minutos realizadas.

O Minecraft foi substituído por um novo jogo, desta vez criado em exclusivo para o programa pela Science4You. O micro:bit foi novamente utilizado, mas também foram introduzidos vários materiais, como a plasticina, labirintos, o tricot, assim como outros objetos e recursos mais simples, que ajudaram os alunos do ensino básico a desenvolver o raciocínio lógico.

Programa o teu Futuro

O micro:bit é um equipamento de pequena dimensão, com diversos recursos, tais como bússola e Bluetooth, permitindo ser ligado a um tablet ou computador por USB ou sem fios. E a partir do aparelho é possível programar, usando elementos como leds ou música debitados pela placa, mediante a sua programação. Juliana Viegas diz que entre os projetos realizados pelos alunos, havia um que permitia medir os passos dados durante a aula de educação física, ou na disciplina de música, ao inserir as notas o equipamento emite um som. Foram ainda criados um projeto de medição da temperatura de uma casa e até um sistema de rega.

Muitos objetivos desta formação eram aplicados diretamente no contexto da sala de aula, com o micro:bit a servir de apoio nas diversas disciplinas, entre o português ou inglês, por exemplo, permitindo aos alunos aprender a matéria de forma mais interativa. Segundo Juliana Viegas, os alunos apresentaram melhores resultados.

Os alunos puderam aprender as funcionalidades do micro:bit, perceber para que serve o microfone, a antena de rádio, os LEDs, os botões, etc. Mas o objetivo era que os alunos fizessem alguma coisa com o equipamento. No evento de encerramento de hoje vão estar em exibição, em Campo Maior, alguns dos projetos realizados pelos alunos, tais como robots e o tal sistema de rega. “Também se pretendeu quebrar o estereótipo de que os rapazes é que têm mais facilidade e interesse na tecnologia, as meninas também fizeram coisas muito interessantes”, disse Juliana Viegas.

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De notar que todos os materiais usados nas formações ficam nas escolas (cerca de 500 placas micro:bit em 31 agrupamentos escolares), e uma vez que os professores também receberam a formação, podem continuar a utilizar estes recursos nas aulas nos anos seguintes.

Por fim, relativamente ao jogo de codificação criado pela Science4You, criou-se uma experiência mais simples para as crianças do primeiro ciclo, incluindo a introdução à tecnologia, a estimulação da programação, o raciocínio lógico, etc. No total, o jogo Coding Lab apresenta 10 atividades, incluindo noções de código binário, encriptação de dados, labirintos, código morse, entre outros. O psicólogo que acompanhou todo o processo percebeu que adicionando os tais recursos físicos, como o uso da plasticina e o tricot, contribuíram para ajudar no raciocínio lógico.

O Programa o teu Futuro insere-se no INCoDe.2030 e foi cofinanciado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu.