A editora nipónica Capcom tem vindo a adaptar alguns dos seus jogos mais antigos da série Resident Evil para a atualidade. O segundo e o terceiro jogo foram reconstruídos, com mudanças de perspetiva, resultando em experiências totalmente refrescantes, sem perder a identidade dos originais. Resident Evil 4 é considerado por grande maioria da comunidade como o melhor capítulo da série, cujo título mais recente é Resident EVil VIII Village, além de contar com incontáveis spinoffs.
Quando foi lançado originalmente em 2005, para a GameCube e PS2, o jogo foi o primeiro a mudar a perspetiva de ação para a terceira pessoa, mantendo-se no quinto e sexto, até que a partir do sétimo jogo a câmara foi alterada para a primeira pessoa. No seu tempo foi revolucionário, elevando o conceito do terror a um novo patamar, numa experiência mais imersiva do que a primeira trilogia que oferecia cenários de câmara fixa e pré-renderizados.
Baseado no novo motor RE Engine, utilizado nos remakes do segundo e terceiro jogo, Resident Evil 4 foi re-imaginado para a atualidade, de forma a aproveitar as capacidades das consolas PS5 e Xbox Series X, assim como as máquinas PC (contando ainda com uma versão PS4). A Capcom diz que a sua jogabilidade foi modernizada e isso nota-se na possibilidade de o protagonista poder agora disparar em movimento, ao contrário do original que obrigava a parar para apontar a arma. Obviamente que graficamente espera-se que o jogo ofereça mais detalhe, uma atmosfera ainda mais negra, sobressaindo-se o horror da narrativa.
Veja na galeria imagens do jogo:
Em termos narrativos, Resident Evil 4 é a sequela direta do segundo capítulo, fazendo regressar Leon S. Kennedy, seis anos após os eventos do desastre biológico de Raccoon City, que transformou praticamente toda a população da cidade em zombies. O protagonista assume agora o papel de um agente que reporta diretamente à Casa Branca, tendo mesmo como missão salvar a filha do presidente dos Estados Unidos, raptada numa vila em Espanha por um culto conhecido como Los Iluminados.
Os principais inimigos são os Ganado, nada mais que a população local de aldeões infetados por uma essência maligna, que igualmente os transformou numa espécie de zombies, embora mais inteligentes (e falam espanhol), com capacidade de utilizar armas, mas ainda mais macabros que os dos restantes jogos. Para esta versão a Capcom diz que expandiu a forma como atacam e perseguem o jogador, procurando flanquear Leon com maior eficácia.
O jogo introduz ainda mecânicas de abordagem furtiva, permitindo a Leon eliminar inimigos silenciosamente pelas costas, mas também a capacidade de bloquear ataques e contra-atacar usando finalizações com a sua faca. Um mercador misterioso vende equipamento e munições ao protagonista, mas também formas de melhorar o seu arsenal para se tornar mais eficaz. E lembre-se que tudo é pago em pesetas, uma vez que a história tem lugar nos anos 1990.
Resident Evil 4 chegou à PS4, PS5, Xbox Series X|S e PC.
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