Depois de ter lançado o seu serviço de cloud gaming, o xCloud, este acabou por se tornar uma extensão do Game Pass, como forma alternativa dos seus subscritores acederem aos títulos compatíveis. No fundo, a Microsoft nunca tratou o xCloud como um serviço, mas uma ferramenta para os jogadores poderem experimentar os jogos antes de os instalarem.
Mas a Microsoft parece ter planos para expandir a sua tecnologia de cloud gaming, e ainda recentemente revelou que pretende recuperar a anterior Xbox One, referindo que no final do ano vai ser possível jogar os títulos de nova geração, como o Flight Simulator, Starfield e Gorza Horizon via xCloud.
Mas mais que replicar as experiências de jogo das suas plataformas, a Microsoft pretende criar jogos nativos direcionados ao cloud gaming. E para tal fez uma contratação de peso: Kim Swift, antiga diretora de design do Google Stadia. A designer é sobretudo conhecida pela sua passagem na Valve, no início de carreira, tendo criado Portal. Também passou pela Electronic Arts e Amazon antes de ter ajudado a Google a criar o seu serviço de cloud gaming.
Kim Swift será responsável por montar uma equipa com o objetivo de produzirem videojogos exclusivos para o xCloud, ou seja, para serem jogados em cloud. A Microsoft quer oferecer jogos mais acessíveis a pessoas que não têm ou não querem ter uma consola ou computador para jogar. Assim, deseja criar títulos nativos para a cloud.
Até porque ainda recentemente a Microsoft anunciou que está a trabalhar com várias fabricantes de televisões de maneira a integrar o Game Pass nas suas smart TVs. Dado que o Game Pass Ultimate lhe dá a possibilidade de jogar títulos na cloud, isto vai permitir com que seja possível jogar numa televisão, com um controlador, mas sem que seja preciso uma consola.
A Microsoft está também a desenvolver pen drives para o streaming de videojogos. Liz Hamren, vice-presidente corporativa para o segmento das experiências de gaming e plataformas, afirmou que a ideia é que seja possível conectar estes aparelhos a um qualquer monitor para fazer streaming da experiência Xbox.
Antes da remodelação da Google Stadia, que desistiu de produzir jogos internamente, Kim Swift teve acesso a vários estúdios externos que estavam a desenvolver experiências para a cloud. Essa sua experiência poderá ser um trunfo para os planos da Microsoft, pela potencial identificação de investigação e desenvolvimento de jogos em cloud. E considerando que as ofertas atuais presentes nos serviços de cloud foram criados com foco nas consolas, a criação de títulos nativos para cloud poderá ser um trunfo da Microsoft.
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