A From Software é um estúdio japonês que se tornou muito conhecido nos últimos anos devido aos jogos RPG que produziu, num género que acabaria por apelidar como Soulslike. A série Dark Souls, Bloodborne e mais recentemente Elden Ring colocaram a produtora liderada por Hidetaka Miyazaki na boca do mundo. Mas o estúdio com quase 30 anos de história tem outras séries conhecidas e os robots Mech da série Armored Core são igualmente reconhecidos.
Armored Core VI: Fires of Rubicon é o novo lançamento e o primeiro em uma década, depois de Armored Core: Verdict Day lançado em 2013 para a PS3 e Xbox 360. Apesar do estúdio ter uma grande reputação com os títulos RPG lançados nos últimos anos, o novo capítulo de Armored Core não tem nada a ver com a estrutura desses jogos. É um jogo de ficção científica militar, com muita ação baseada em combates com robots. E pretende manter o desafio elevado, obrigando os jogadores a repetirem as missões sempre que quiserem.
Veja na galeria imagens de Armored Core VI: Fires of Rubicon
Os jogadores assumem o papel dos pilotos dos gigantescos robots, conhecidos como Armored Cores. Para completar as missões é necessário configurar a máquina de guerra ao detalhe, desde o meio de locomoção como pernas, rodas ou lagartas como os tanques, ao seu tipo de corpo. As armas também têm de ser escolhidas estrategicamente, desde mísseis, metralhadoras, bombas e outros formatos de ataque encaixados em slots em cada braço e nas costas das máquinas.
O estúdio pretende oferecer aos fãs toda a liberdade estratégica para desenvolverem o seu robot. Isso traduz-se também na velocidade e mobilidade da máquina, a sua capacidade de voar ou deslizar pelos cenários rapidamente. Mas ao contrário dos jogos anteriores, em que os combates eram mais lentos e calculados, esta proposta mantêm-se os fatores estratégicos, mas num ritmo frenético e explosivo.
A campanha promete dezenas de missões para completar, possibilitando repetir para melhorar a performance e receber as respetivas recompensas. Há inúmeros inimigos para enfrentar, bases para destruir e bosses gigantescos para combater. As missões têm lugar em mapas abertos, com objetivos variados que devem ser completados.
Os bosses são, provavelmente, o elemento que mais liga este Armored Core VI aos anteriores títulos de RPG, por serem gigantes e complexos, obrigando os jogadores a encontrar estratégias para se defenderem e contra-atacar. Os pontos fracos e as armas mais adequadas a executar dano nestes inimigos fazem parte das tentativas de configurações que devem fazer aos robots.
Veja o vídeo
Adicionalmente à vertente a solo, a From Software convida os jogadores a mostrarem na arena de combate multijogador não apenas a sua habilidade no controlo dos robots frente a outros adversários humanos, como a sua capacidade de personalização dos Armored Core com o alinhamento de armas.
Armored Core VI: Fires of Rubicon está disponível para o PC e consolas de geração atual e anterior da PlayStation e Xbox.
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