Numa carta enviada aos seus empregados, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, disse que vai despedir cerca de 16% dos seus funcionários, abrangendo cerca de 830 postos. A razão prende-se com o facto da empresa estar a gastar mais dinheiro do que aquele que ganha, no investimento da próxima evolução da Epic e no crescimento de Fortnite como um ecossistema inspirado no metaverso para criadores.

O líder da empresa disse que houve otimismo nesta transição sem efetuar despedimentos, mas concluiu que não era realístico. Apesar de Fortnite estar novamente a começar a crescer, esse crescimento tem sido conduzido primariamente através de conteúdo dos criadores, com uma significante partilha de receitas, dando à empresa uma margem inferior do negócio quando comparado com o início do battle royale. “O sucesso do ecossistema de criadores é uma grande conquista, mas significa uma grande mudança estrutural da nossa economia”, disse Tim Sweeney.

Os vários estúdios da Epic Games espalhados pelo mundo têm feito uma ginástica para reduzir custos de contratação e cortes operacionais, tais como marketing e eventos. Mas não foi suficiente e por isso esta vaga de despedimentos vai estabilizar as finanças da empresa.

Outra medida na estratégia na reconfiguração da Epic Games foi a venda da Bandcamp, adquirida em março de 2022. A plataforma de música junta-se à Song tradr, um Marketplace que suporta artistas. Também a SuperAwesome, o negócio de publicidade vai tornar-se uma empresa independente, mantendo o mesmo nome e liderada pela atual CEO, Kate O’Loughlin. Mas a Epic vai manter a Kids Web Service (KWS), uma ferramenta de controlo parental. A separação da Bandcamp e SuperAwesome representam cerca de 250 postos de trabalho dispensados do total anunciado.

Para compensar os empregados despedidos, a Epic Games disse que vai pagar seis meses de ordenado base, assim como o sistema de saúde da empresa durante o mesmo período nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. As ajudas com visas e transição de carreira, assim como facilitar o acesso a ações da empresa são outras possibilidades.

A Epic salienta que os cortes de custos serão feitos sem terem impacto nos seus negócios principais, uma vez que dois terços dos despedimentos foram feitos em equipas fora do núcleo de desenvolvimento. Ainda assim nem todos os produtos e iniciativas planeadas podem ser lançados no calendário previsto pelo impacto da restruturação. Apenas os planos de Fortnite não foram afetados com as mudanças na empresa.