Com o nome de código Trinity, a PlayStation 5 Pro ainda não foi oficializada pela Sony, mas as informações técnicas continuam a surgir em fugas de informação. No início do ano foram reveladas algumas especificações, nomeadamente a capacidade de upscaling de imagem através de inteligência artificial. O lançamento no final de 2024 é uma das possibilidades apontadas.
A lista de especificações técnicas da próxima consola foi obtida pelo The Verge, com fontes associadas a referir que os developers já têm instruções para atualizar os seus jogos para serem compatíveis com o novo hardware. Os efeitos melhorados de Ray Tracing serão um foco da nova atualização da consola. Para tal conta com um processador mais rápido e um GPU mais poderoso.
O objetivo da consola será aumentar as resoluções elevadas dos jogos, melhorar o render dos jogos com Ray Tracing e claro, aumentar os frames por segundo (FPS). Os developers que melhorarem os jogos e explorarem o potencial do novo hardware poderão utilizar uma nova etiqueta especial que identifica os títulos otimizados para a nova consola, ou seja, “PS5 Pro Enhanced”.
Segundo o documento de especificações, a capacidade de GPU da consola terá mais 45% que a versão standard. Vai utilizar memória mais rápida para melhorar a capacidade de Ray Tracing, que por si, terá também uma arquitetura mais potente e rápida em cerca de três vezes.
O plano da Sony é manter no mercado as duas consolas, o modelo standard e o Pro. Já os produtores devem oferecer uma única versão do jogo para as duas configurações da consola. Os jogos já existentes no mercado poderão simplesmente ser atualizados para serem compatíveis e otimizados para a nova consola. É ainda referido que os developers já podem encomendar os novos kits de desenvolvimento e que todos os jogos sejam submetidos até agosto para serem certificados de compatibilidade com a PS5 Pro.
O processador da consola será o mesmo, mas terá um novo modo de overcloaking, esperando-se atingir a frequência de 3,85 GHz, ou seja, mais 10% mais que o modelo existente. Os developers passam a ter a opção de escolher os 3,5 ou 3,85 GHz. Já o sistema de memória terá também um aumento de 28% de velocidade, passando dos 448 GB/s para 576 GB/s na versão Pro. Os jogos vão poder utilizar 13,7 GB de memória geral do que os 12,5 GB alocados atualmente aos jogos.
A fabricante vai ainda apresentar o seu próprio sistema de upscaling gráfico, aqui chamado de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), semelhante ao DLSS da Nvidia ou o FSR da AMD. Através deste, a qualidade de imagem aumenta, assim como a fluidez das imagens. O modelo deverá utilizar uma arquitetura personalizada para machine learning para a PS5 Pro, suportando 300TOPS de computação 8-bits.
Nas contas da Sony, fazer o upscaling de 1080p para 4K terá uma latência de 2 ms, havendo planos para aumentar a resolução até 8K.
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