Durante o mês de dezembro estão a ser feitas as comemorações dos 30 anos da chegada ao mercado do primeiro modelo da PlayStation. A consola, que ditou a entrada da Sony no mercado do gaming, foi um percalço num negócio falhado com a agora rival Nintendo. Mas o certo é que marcou toda a indústria dos videojogos, sendo um dos principais nomes do mercado. Em 30 anos, foram lançadas cinco gerações de PlayStation, consolas portáteis e muitos acessórios que ajudaram a consolidar a marca.
Mas foram os jogos, criados pelos seus estúdios internos, que ajudaram a criar todo o ecossistema de fãs, de God of War a Gran Turismo, são muitas dezenas de universos que continuam ativos. E 2024 foi fechado com chave de ouro, com o seu Astro Bot a ser considerado o Jogo do Ano nos The Game Awards.
A propósito da comemoração dos 30 anos da consola, o SAPO TEK entrevistou Sandra Páscoa, Marketing Manager da PlayStation Portugal, que testemunhou o crescimento da marca nos últimos 19 anos desde que chegou à empresa. Afirma que ao longo da história da marca, cada novo lançamento de uma consola tem sido um marco importante, “pois simboliza o início de uma nova geração e traz consigo experiências mais ricas, inovadoras e tecnológicas”.
Em Portugal, um dos momentos que destaca foram os lançamentos de jogos como Buzz e SingStar, que surgiram no auge dos títulos casuais. Aponta que foram fundamentais para expandir o mercado de gaming, “tornando-o acessível a um público mais amplo, além dos jogadores tradicionais”. Destaca algumas das iniciativas de ativação da marca, como as Luzes de Natal na Baixa Chiado com os símbolos da PlayStation e a recente campanha global “Jogar Não Tem Limites” que chegou ao Estádio José Alvalade onde se criou o jogo “Quatro em linha”. “Estes momentos são exemplos claros de como a PlayStation se conecta com a comunidade local e da sua influência na cultura portuguesa”.
Sobre o aniversário e a marca importante da PlayStation, Sandra Páscoa agradece à comunidade o apoio incondicional ao longo da sua história. E destaca a coleção dos produtos exclusivos alusivos ao 30º aniversário, incluindo uma edição limitada da PlayStation 5, “que fazem uma ponte entre o passado e o presente da marca”.
A Sony tem vindo a partilhar diversos conteúdos exclusivos durante o mês de agradecimento aos fãs, “refletindo sobre momentos marcantes e a importância da comunidade PlayStation ao longo destas três décadas”. Exemplo disso é a versão especial de Gran Turismo lançado há poucos dias. Há descontos, torneios e acesso de fins de semana gratuitos para experimentar jogos multijogador. E para os jogadores mais nostálgicos, é possível personalizar o dashboard da consola com temas das suas antecessoras: PS1, PS2, PS3 e PS4.
Durante muitos anos, Portugal ficou conhecido como a “Sonyland”, tendo-se tornado um case study para a Sony em outros mercados. Com quase 20 anos de casa, Sandra Páscoa refere que desde o início, “o sucesso foi impulsionado por uma aposta estratégica em conteúdos localizados, como a interface da consola e jogos totalmente localizados para português de Portugal”. E aponta que a atenção à personalização foi um dos grandes indicadores do seu impacto no país, “juntamente com a liderança no mercado de videojogos, que se mantém até hoje”.
Outro fator que aponta como crucial, “foi o investimento numa equipa local dedicada, capaz de adaptar campanhas globais para criar iniciativas com as quais os portugueses realmente se identificassem”. E dá o exemplo da mais recente transformação do estádio do Sporting na campanha global Jogar Não Tem Limites. “Também estamos presentes em eventos nacionais e desenvolvemos parcerias que aproximam a marca dos jogadores”.
Sobre a relevância da PlayStation atualmente, como antes, Sandra Páscoa diz que o “carinho e a lealdade da comunidade portuguesa sempre recompensaram esta aposta. Hoje, a PlayStation continua a ser tão relevante como há uma década, mantendo a liderança no mercado e a confiança dos jogadores através de um portefólio diversificado de produtos”.
O trabalho da equipa em Portugal tem recebido o reconhecimento internacional da Sony. “É com grande orgulho que podemos afirmar que muitos membros da equipa original de Portugal hoje ocupam cargos importantes a nível global.” Exemplo disso é Liliana Laporte, atualmente vice-presidente da área de vendas para a Europa. A equipa “exportou” ainda nomes para a liderança como Miguel Cunha, que começou na equipa portuguesa como gestor de produto e atualmente é o líder de vendas da América Latina; e Gonçalo Fialho que começou em Portugal como Gestor de Produto Senior e é atualmente o General Manager da PlayStation na Austrália e Nova Zelândia.
"Este reconhecimento é o reflexo do trabalho árduo e do mérito da nossa equipa, que soube construir uma base sólida ao longo dos anos. O trabalho desenvolvido em Portugal foi, sem dúvida, um excelente cartão de visita, e ajudou a abrir portas para que esses profissionais pudessem dar o salto para posições de destaque na equipa global da PlayStation"
“O nosso foco sempre foi em oferecer algo mais, algo que ressoasse com os jogadores, e foi essa dedicação que permitiu à nossa equipa ser reconhecida não só a nível nacional, mas também internacional”. O crescimento e reconhecimento são também reflexo de uma cultura colaborativa e inovadora, que diz ser uma das chaves do sucesso da PlayStation Portugal.
Sobre a comunidade portuguesa de jogadores, Sandra Páscoa afirma ser um dos maiores tesouros da PlayStation. Sente que durante os anos foi recebendo o carinho, entusiasmo e amor dos fãs, sobretudo durante as interações, seja presencialmente nos eventos ou nos seus canais de comunicação.
Fechados estes 30 anos, a empresa já olha para o futuro da PlayStation 5, marcado por uma constante inovação tecnológica e com a missão de aproximar cada vez mais os mundos reais e virtuais. “Acreditamos que os videojogos continuarão a oferecer experiências cada vez mais impactantes, com conteúdos imersivos e emocionantes, alinhados com o caminho de evolução da indústria”.
Para já, o foco está totalmente na PS5 e PS5 Pro, “ambas desenhadas para oferecer experiências de jogo inovadoras e de alta qualidade”. Além dos jogos já disponíveis, promete outros a caminho, afirmando que o futuro reserva muitas outras surpresas empolgantes.
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