A Electronic Arts começou a divulgar as novidades sobre o seu próximo simulador de futebol. Apesar das mecânicas, tecnologia e conteúdos, a editora manteve sempre um discurso assente no legado, nos 30 anos de FIFA que continuam muito presentes no novo título. O desentendimento com organismo máximo de futebol obrigou a EA Sports a encontrar um novo nome para o jogo, mas apesar do rebranding, todo o ADN da série é para manter.
Numa primeira apresentação, a Electronic Arts deu forte ênfase às novidades do que diz respeito às licenças, à expansão do futebol feminino, que inclui a Liga dos Campeões. Levantou ainda a ponta do véu sobre a triangulação tecnológica assente na tecnologia de captura Hypermotion V, o motor de jogo Frostbyte e ainda o Play Styles, que procura traduzir a autenticidade individual das grandes estrelas reais para o virtual.
Num segundo encontro, em que o SAPO TEK também assistiu, foram aprofundados os detalhes da tecnologia, os modos de jogo mais importantes, assim como o foco mais aprofundado das mulheres, incluindo a estreia de uma comentadora. Na abertura da sessão, John Shepherd produtor executivo da EA Sports FC, começou por dizer que queriam construir o maior jogo de futebol de sempre, num plano de dois anos e pretendem trazer mil milhões de fãs de futebol para o novo título.
Veja na galeria imagens do FC 24:
O FC 24 vai introduzir cada vez mais parcerias e licenças, mas ao mesmo tempo as tecnologias para o maior realismo virtual, o que resulta em muitos anos de investigação e desenvolvimento da equipa, afirmou John Shepherd.
A EA Sports abriu o livro para revelar o que há de novo no Ultimate Team, o mais popular modo de FIFA e o Volta, a campanha narrativa do jogo também vai regressar, embora sem adiantar muitos detalhes. Sam Rieira, produtor sénior da EA Sports, começou a detalhar as três componentes tecnológicas do jogo. Para tal, refere que existem três aspetos a ter em conta para traduzir no campo virtual toda a autenticidade dos atletas reais: o aspeto visual dos jogadores, os movimentos dos atletas e a forma como jogam.
A evolução da tecnologia Hypermotion
O Hypermotion V faz a captura dos movimentos, através de machine learning, filmando volumetricamente os atletas, ou seja, é feita a tradução do vídeo filmado para o jogo. A vantagem desta tecnologia é que dispensa a necessidade de os atletas terem de vestir os típicos fatos com os sensores agarrados. Basta a equipa de produção filmar as partidas reais dos jogadores e obter todo o seu estilo e aspeto para o videojogo. Sem fatos ou apêndices, os jogadores não ficam condicionados e podem libertar toda a sua criatividade em campo para serem captados para o jogo.
As câmaras captam todos os movimentos num espaço 3D, sejam as pernas, braços, cabeças e todos os membros do corpo. Em detalhe, as animações e truques de assinatura dos melhores atletas do mundo. A variedade de animações é aquilo que a EA mais destaca para criar mais autenticidade no campo virtual.
Os algoritmos do Hypermotion V traduzem os detalhes do movimento, seja a forma como os atletas se inclinam quando rematam ou quando correm. O estúdio diz que foram captados mais de 1.000 atletas. O sistema AcceleRATE 1.0 da edição passada divide-se entre três movimentos, como por exemplo, um sprint de explosão. A versão 2.0 desta tecnologia permite sete movimentos distintos.
A equipa trabalhou ainda a IA da física da bola, para que esta tenha uma reação mais realista nos movimentos. A física cinética relaciona-se com o contacto entre os jogadores, tal como defender os ataques, dando origem a muitos choques. Por fim, a tecnologia IA Hands, uma luva que capta os movimentos orgânicos das mãos e dos dedos dos jogadores: se estes correm de punhos fechados ou de mãos abertas, são exemplos do que a tecnologia pretende replicar no jogo.
A sessão de apresentação ficou ainda marcada com a confirmação de que a EA Sports finalmente conseguiu colocar a tecnologia Frostbyte na Switch pela primeira vez em FC 24. Isso significa que as versões Legacy, alimentados pelos motores antigos de FIFA, vão ser finalmente descontinuadas. A versão Switch promete ter todos os conteúdos das restantes versões.
Movimentos de assinatura garantidos com o Play Styles
O sistema Play Styles pretende elevar todos os movimentos de assinatura das grandes estrelas do futebol a um novo nível de detalhe. Há dois níveis, incluindo o Play Styles + apenas para os jogadores de topo mundial. As animações serão diferentes, seja nas fintas, como nos remates de um livre ou de cabeça. Se um jogador não tiver Play Style, é mais provável que um guarda-redes defenda os seus remates. Estes Play Styles acabam por ser habilidades especiais, tais como sprints, capacidade de finta ou de cortar as bolas. Os jogadores que forem sinalizados com estes 34 estilos de Play Styles vão ser aqueles que devem ser certamente colecionados na equipa, pois têm vantagens sobre os outros.
Uma novidade revelada é o sistema de passe com precisão. Pela primeira vez é possível visualizar com um cursor no ecrã o passe ao detalhe, incluindo efeitos na bola, prometendo maior controlo da zona onde quer colocar o esférico. Os sprints controlados com a bola nos pés permitem aos jogadores ultrapassarem situações de um-para-um, passando rapidamente por um adversário sem perder o esférico. O Effort Dribble Touch é uma pequena finta simulada, que utiliza os pés ou mesmo o corpo para enganar o adversário. O novo Possession Tackle em que um corte mantém a bola nos pés, em vez desta ir parar a outro jogador.
A resposta dos remates promete ser mais rápida, ou seja, a bola é disparada assim que os jogadores primem o botão do comando. Os Skill Moves são aquilo que fazem os jogadores vibrarem, com as fintas acrobáticas no campo virtual.
O estúdio pretende receber todo o feedback para polir o jogo até setembro, sobretudo a novidade dos Play Styles. Mat Prior, senior game design director da EA Sports, falou da nova tecnologia Sapien, que garante um novo nível de fisionomia aos atletas e oferecendo maior individualidade no campo: se um jogador é mais musculado ou mais esguio, são detalhes individuais que a tecnologia garante, incluindo as respetivas animações.
A tecnologia aplica-se também aos equipamentos, o GPU Cloth, que permite ver como a roupa reage aos movimentos musculares dos atletas. A iluminação foi outro aspeto destacado, a nível de sombras mais profundas e detalhadas. Este sistema foi aplicado ao público, criando animações ainda mais individuais e realísticas. Nas comparações entre FIFA 23 e o novo FC 24, o mesmo jogador tem animações e detalhes mais realísticos. O nevoeiro do jogo, segundo o produtor, garante um ambiente mais fotorealístico às partidas.
Ambiente mais cinematográfico em torno das partidas de futebol
Passando aos menus do FC 24, o Match Day dá acesso a toda a atmosfera do dia de jogo, aos dados da partida, à sala de imprensa e outras opções relacionadas. A performance dos jogadores e os resultados das partidas vão moldar os conteúdos destes menus. As introduções das partidas serão aprofundadas com um vídeo cinematográfico dramático que marca a atmosfera da partida antes do pontapé de saída.
As saudações dos treinadores, a entrada dos jogadores no campo, o ambiente no público, mas também os elementos de decoração dos estádios, incluindo fogo de artifício, os projetores de luz e até os elementos de realidade aumentada, procuram aproximar-se às transmissões de televisão. Mat Prior disse mesmo que muitos canais de televisão desportivos utilizam o próprio FIFA como inspiração e referência na criação de alguns elementos gráficos da transmissão na TV.
Através do Hypermotion V o jogo transmite informações importantes ao jogador. Por exemplo, quando a bola sai do campo, são listadas informações relevantes, tais como os cinco jogadores mais cansados, para facilitar a decisão de substituição. O sistema de repetições garante maior realismo para definir foras de jogo e outras situações típicas de um vídeo árbitro. Infelizmente não foram referidas informações se este vai estar presente no jogo. A marcação de livres promete ser mais detalhada, permitindo ver a área da bola que vai ser rematada com precisão, lembrando um jogo de snooker.
De salientar ainda que Sue Smith, ex-jogadora internacional e comentadora desportiva, será a primeira mulher a fazer comentários das partidas de um jogo de futebol da EA Sports, destacando mais a preocupação do estúdio sobre a inclusão do género feminino.
Os estádios prometem uma atmosfera sonora mais elaborada, com mais reações do público, cânticos, uso de tambores e instrumentos. Também se vai notar mais as claques a suportarem o seu clube e de forma mais personalizada.
Liliia Mandrino, responsável pelo UX do jogo, destacou as novidades de interface e experiência do utilizador na forma como navegam pelo jogo. As descrições de cada menu pretendem ser apuradas e o logotipo do jogo pretende orientar os jogadores na vertical. A empresa diz que os jogadores querem ter acesso rápido às funções que mais utilizam e por isso o jogo vai aprender com as suas preferências e apresentar os respetivos atalhos. Até as fontes foram alteradas para serem mais fáceis de ler, procurando ainda ser mais inclusivo.
A EA Sports tem usado abas para a navegação, mas agora o sistema switcher permite ter acesso a atalhos rápidos, sendo possível saltar de uma secção do menu para outra totalmente diferente, de forma rápida. O menu está integrado em toda a mudança estética de rebranding de FIFA para FC 24.
Os modos de jogo: O regresso do Volta e Ultimate Team
Para falar dos novos modos de jogo, Garreth Reeder, produtor sénior e Jean Teather, produtora da EA Sports, referem que o objetivo é colocar o jogador numa posição de criar um clube e formar uma equipa.
O Ultimate Team Evolutions é uma nova funcionalidade que permite evoluir o mesmo jogador com upgrades permanentes. Isso quer dizer que um jogador normal pode ser transformado de Silver em dourado, com melhorias nas suas estatísticas gerais. Para isso terão de superar os objetivos dos desafios listados na carta do jogador para que a respetiva carta seja melhorada permanentemente. Não se trata de pegar em jogadores regulares e transformá-los em craques, mas sim aqueles que se assumem como candidatos à “Team of the Week”, pelo que foi dado a entender pelos produtos, com as estrelas apresentadas nos exemplos.
O Ultimate Team recebe também, pela primeira vez, o futebol feminino, refletindo o crescimento das respetivas ligas no mundo real. Há seis novas competições femininas, com 1.600 jogadoras de 74 equipas disponíveis em FC 24. Vai poder criar uma equipa totalmente com jogadoras ou fazer uma formação mista. E para isso há uma nova ligação de química entre homens e mulheres que jogam juntos.
O Play Styles vai também afetar o Ultimate Team. E os jogadores Icons vão modificar a química da equipa, algo que anteriormente não acontecia com eficácia. Vai também ter atualizações da comunidade.
Os modos Manager Career e Player Career foram atualizados em comparação ao FIFA, prometendo maior controlo pelos fãs. Na carreira de treinador, o estúdio quer aprofundar a filosofia de cada nome, como um Pepe Guardiola. Foi introduzido o sistema Tactical Mode, dando mais opções para gerir a equipa. Há sete filosofias, como o Tiki-taka de Johan Cruyff ou o “colocar o autocarro” para quem prefere defender.
A preparação dos jogos inclui os treinos, os relatórios de antevisão das partidas, a possibilidade de explorar as fraquezas dos adversários, analisando com precisão os jogadores das equipas que vai encontrar. O modo Tactical View permite observar a partida de futebol dos ângulos que os treinadores virtuais desejem. Os momentos dinâmicos de celebração também foram atualizados, tais como quando ganham uma competição no final da temporada.
No que diz respeito ao Player Career, tudo começa com o seu agente, a assinar um contrato com o clube. Pode escolher os clubes que listam os objetivos a concluir para cada temporada. Os jogadores passam a ter objetivos concretos para ultrapassar na sua jornada de chegar aos melhores emblemas. O editor permite definir a personalidade dos atletas, o estilo de jogo, e outros aspetos. Uma nova câmara de foco torna mais fácil seguir o seu atleta no campo. No novo jogo há também os momentos dramáticos e celebração, tais como quando os jogadores são nomeados para a Bola de Ouro, o reconhecimento do seu trabalho na temporada.
Os modos Clubs e Volta estão também de regresso em FC 24, seja a solo ou com amigos. O anterior Pro Clubs passa a ser apenas Clubs e como novidade vai ter Cross-Play, o que significa que jogadores nas diferentes consolas podem se encontrar nas partidas, incluindo PC e smartphones. A EA Sports diz que vai ser mais fácil organizar competições.
A estrutura da Liga da Temporada foi também modificada. Os jogadores vão continuar a jogar para que os seus clubes amealhem pontos para subir nos rankings. O reset é feito a cada seis semanas para que novos jogadores possam ter a oportunidade de participar.
A identidade do Clube pode ser mais personalizada, desbloqueando mais itens de caracterização e estádios maiores no seu progresso, sejam cores, bandeiras, troféus ganhos podem ser mostrados no gameplay. Os equipamentos podem ser personalizados, máscaras, óculos e outros elementos criativos. O sistema Play Styles vai estar também presente no modo Clubs, permitindo melhorar os jogadores.
Para fechar a sessão de apresentação, John Shephard disse que os fãs que jogarem FC 24 até ao final de outubro vão ter um equipamento único de Founders, que se vai manter durante anos na sua posse, em futuras versões dos jogos.
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