As compras com aplicações renderam 32,5 mil milhões de dólares nos primeiros três meses deste ano, um número que representa um ligeiro crescimento face aos 32,3 mil milhões de dólares alcançados no primeiro trimestre do ano passado.

Os dados da tradingPlatforms.com também mostram que o ecossistema da Apple continua a ser o mais rentável para os programadores, faturando mais do dobro das apps no Google Play. Os números apurados revelam uma faturação de 21,8 mil milhões de dólares para a App Store no período, mais de 5,8% que em igual período do ano passado. Nas compras em aplicações, realizadas a partir do Google Play, o valor apurado foi de 10,7 mil milhões de dólares, a cair 8,5% face a 2020.

O ajuste do mercado, que no ecossistema da Apple parece não estar a acontecer, era esperado, tendo em conta as elevadas taxas de crescimento durante a pandemia e o confinamento. À medida que os utilizadores voltam à realidade pré-pandemia é também normal que voltem a redistribuir os seus orçamentos por um universo maior de serviços.

Comsumo de apps 1ºtrimestre 2022 - receitas
créditos: tradingPlatforms.com

O TikTok continua imparável, mantendo a tendência de crescimento que já registava em 2021. Esta continua a ser a aplicação que gera mais receita, em termos globais e na App Store. Entre janeiro e março conseguiu gerar vendas de 821 milhões de dólares. No Google Play a liderança foi do Google One, que gerou receitas de 250 milhões de dólares.

Nos jogos, as receitas totais geradas a partir de compras in-app ascenderam a 21 mil milhões de dólares, a cair 7,1%, uma tendência que se refletiu, neste caso, tanto no universo Apple como no Android. Os líderes de receita nas apps de jogos foram, na App Store, Honor of Kings, que conseguiu gerar 735,4 milhões de dólares. No Google Play o jogo mais rentável foi o Lineage W.

Gamers gastaram mais de 22 mil milhões de dólares em jogos mobile no primeiro trimestre do ano
Gamers gastaram mais de 22 mil milhões de dólares em jogos mobile no primeiro trimestre do ano
Ver artigo

Um outro estudo da data.ai (ex- App Annie), divulgado em março, indicava também que no primeiro trimestre de 2022, os jogos mobile representaram 73% dos gastos com apps dos  utilizadores da Play Store da Google e 60% dos gastos na App Store da Apple, para um valor total combinado de 22 mil milhões de dólares. Esta análise também mostrava que os jogos representam 44% de todos os downloads da Play Store, enquanto na loja digital da Apple correspondiam a 28%.

Durante todo o ano passado, foram gastos em aplicações - apps e jogos - 170 mil milhões de dólares em 2021, mais 19% que em 2020, segundo as contas da mesma empresa. 2020 também já tinha sido um ano de recordes. Os dados da Sensor Tower Store Intelligence na altura permitiam, por exemplo, concluir que os gastos nas 100 maiores aplicações (que não jogos) com modelos de subscrição cresceram 34% para 13 mil milhões de dólares nesse ano. As receitas globais geradas por compras em aplicações também seguiam a tendência de crescimento, rendendo 111 mil milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.