As aplicações e experiências no metaverso abrem novas possibilidades às empresas tecnológicas para explorarem periféricos que traduzam as ações dos utilizadores para os seus respetivos avatares em realidade virtual. À semelhança do que a Nintendo fez com a Wii, os seus comandos com sensores de movimento, houve uma replicação por parte dos seus rivais, com a Sony a avançar com o Move e a Microsoft Xbox com o Kinect.
Apesar dos videojogos não estarem a explorar este conceito atualmente, o metaverso poderá despoletar a nova geração de periféricos e a Sony pretende estar na frente. E por isso revelou o Mocopi, um periférico que consistem em seis pequenos sensores fixos em braçadeiras, para serem espalhados pelo corpo (mãos, pés, zona lombar e cabeça). O objetivo é captar os movimentos do utilizador e traduzi-los para o seu avatar virtual. Jogos de dança, de fitness ou mesmo a exploração de mundos virtuais podem beneficiar com os sensores do Mocopi.
Veja na galeria imagens do periférico
Aplicações como o VRChat já estão a suportar o Mocopi e a Sony vai oferecer com o periférico o respetivo SDK para que os developers criem novas experiências ou mesmo os utilizadores possam importar os dados de movimentos para aplicações com animações em 3D no metaverso. Quanto ao preço avançado pelo periférico é de 49.500 yen (344 euros) e será lançado no final de janeiro de 2023, para já no mercado japonês.
No website japonês do produto da Sony, é explicado que a captura dos movimentos é feita através dos pequenos sensores conectados diretamente a uma aplicação proprietária instalada num smartphone. A fabricante diz que a captura de movimento recorre a um algoritmo da Sony, capaz de operar os avatares em tempo real nos respetivos serviços compatíveis, como o referido VRChat.
O Mocopi faz medições de movimento com grande precisão, bastando os pequenos sensores, que a Sony garante serem leves e pouco intrusivos. E a fabricante desafia mesmo os criadores de vídeo ou quem está envolvido na produção de filmes e animações a utilizar o periférico nos seus projetos, sem restrições de tempo ou local de utilização.
Veja o vídeo
Com o lançamento da campanha de pré-reserva, no dia 15 de dezembro, a Sony vai disponibilizar o SDK, permitindo ligar os dados de movimento aos serviços de metaverso que sejam compatíveis e respetivo software de produção 3D. Na prática, o sistema consegue rastrear os movimentos e atividades do corpo inteiro, de forma a facilitar a produção de conteúdos para o metaverso ou fitness. A Sony espera adicionar novas parcerias de serviços ligados ao Mocopi. A parceria com o VRChat pretende mostrar como a tecnologia dos sensores da Sony podem ser uma extensão da experiência do headset de realidade virtual.
A Sony explica que os seus sensores pesam cerca de 8 gramas, ligando-se ao smartphone via Bluetooth, sem a necessidade de fios ou fontes de energia. Basta os sensores e um smartphone para conseguir criar os dados de movimentos, em qualquer lugar.
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