A Epic Games, dona da Epic Store e produtora de Fortnite, apresentou uma nova aplicação para smartphones que converte objetos e imagens em nosso redor em elementos 3D. O objetivo é permitir aos developers e criadores de conteúdos terem acesso rápido a elementos que possam ser utilizados em jogos e projetos.

A aplicação foi desenvolvida pela Capturing Reality, uma empresa que foi adquirida pela Epic Games em 2021. Esta converte rapidamente scans de laser ou imagens, em objetos 3D a partir do smartphone.

Para utilizar a app terá de ter uma conta registada na Epic Games e fazer o download da aplicação para o desktop. Esta servirá para fazer a sincronização dos elementos para o projeto. Pode optar por importar imagens, seja de corpo inteiro, fotografias aéreas captadas por drone, scans de laser e outros elementos.

tek RealityCapture

O processo requer que se tirem pelo menos 20 fotografias desse objeto ou então manter premido o botão de captura e mover em torno desse elemento. A app depois processa essas imagens e vai fazendo o render do objeto a 3D, tal como se fosse uma impressora 3D. A aplicação também funciona com o Sketchfab, outra empresa que a Epic adquiriu também no ano passado. Neste caso pode depois exportar o objeto 3D através dos servidores da RealityCapture para editá-los no Sketchfab.

Os planos da Epic Games é que os utilizadores monetizem os seus elementos em 3D, sendo possível vendê-los a outros criadores, para que possam utilizar em projetos de realidade virtual ou aumentada. Imagine que está a produzir um protótipo de um jogo e necessita de alguns elementos, como um sofá ou uma estátua. Poderá aceder ao Marketplace da aplicação e adquirir.

A aplicação ainda está em beta, disponível a um grupo de utilizadores para iOS, com lançamento aberto previsto para esta primavera. Os utilizadores de Android têm de esperar pela respetiva versão mais tarde, ainda durante este ano.

Este recurso surge na mesma altura em que a Epic Games lançou oficialmente a versão final do seu novo motor Unreal 5, disponível a todos os utilizadores depois de uma beta de acesso antecipado que durou cerca de um ano. Sejam profissionais ou entusiastas de gaming, o Unreal 5 promete visuais cada vez mais fotorealísticos, mas ao mesmo tempo, maior facilidade de utilização. Uma das principais características é a possibilidade de escalar objetos com milhões de polígonos sem afetar a performance. A tecnologia Lumen garante iluminação global dinâmica, adaptando-se à hora do dia ou fonte de luz.

Veja o Unreal 5 em ação nesta experiência de Matrix

O anúncio do lançamento do Unreal 5 tem sido acompanhado pela revelação de novos projetos dos principais estúdios, embora não se esperem lançamentos para breve. A CD Projekt anunciou a próxima aventura do universo The Witcher, a Crystal Dynamics também já iniciou a nova aventura de Tomb Raider suportado pela tecnologia da Epic. E dezenas de outros estúdios também já estão a usar o Unreal 5, prometendo tirar partido das consolas de nova geração, assim como das placas gráficas e processadores dos computadores.

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