O design do PS VR2 mantém a mesma estética dos produtos da família PlayStation 5, não só a consola, mas o comando DualSense e os seus próprios controladores exclusivos, que foi a primeira coisa que a Sony mostrou da nova geração de equipamento de realidade virtual. No início do ano, na CES 2022, a Sony tinha revelado algumas características do headset, mas só agora mostrou o design final do equipamento.
A fabricante aposta num design em forma esférica no headset, referindo-se como uma representação 360 graus daquilo que os jogadores sentem quando entram nos mundos de realidade virtual. Os próprios comandos também têm uma forma arredondada. Nesse sentido, quando a Sony estava a criar o design da PlayStation 5, tiveram em conta todo o ecossistema de periféricos associados, misturando superfícies lisas e simplistas com formatos arredondados.
Veja na galeria as imagens do headset:
“O nosso objetivo é criar um headset que não só é bastante atraente na decoração da nossa sala de estar, como também vai permitir aos utilizadores imergirem nos mundos de jogos, ao ponto de se esquecerem que estão a usar um headset ou um controlador”, afirma Hideaki Nishino, vice-presidente sénio, Platform Experience da Sony. Para tal, foi dada atenção à sua ergonomia, que a empresa diz ter sido alvo de testes extensivos. Houve um balanceamento entre o peso e ter uma correia simples para ajustar na cabeça.
Outras características passam pelo ajuste de distância, mais ou menos afastado da face do utilizador, assim como a colocação do jack para headset, que foram herdadas do primeiro modelo e que serão familiares aos utilizadores. No entanto, os jogadores podem ajustar as lentes para otimizar a visão. Confirma-se ainda a adição de um motor para gerar feedback diretamente do headset, naquele que a empresa diz ter sido um desafio de design.
Outro aspeto importante mencionado são as novas entradas de ar, para que haja maior circulação e manter a face dos jogadores ventilada. O sistema evita a criação de embaciamento no visor, que era uma das queixas do primeiro modelo.
Veja na galeria imagens dos novos Sense Controllers:
O headset PS VR2 tem lentes com uma resolução de 4K (2000x2040 por olho) assim como um campo de visão de 110º. O sistema consegue ainda ter imagens entre 90 a 120 Hz. Conta ainda com um sistema de rendering dinâmico, baseado em tecnologia eye tracking. Ou seja, o sistema consegue detetar a visão do utilizador, as direções para onde está a olhar, reduzindo a qualidade de tudo o que está à volta da visão periférica. O objetivo é diminuir o esforço do hardware quando debita as imagens ao utilizador, tornando a experiência mais suave e fluída, sem dar conta do processo em redor.
Considerando que a Sony pretende oferecer novas sensações hápticas aos utilizadores, sobretudo a partir dos novos comandos do sistema (Sense Controllers), também o headset promete algumas funcionalidades sensoriais. Ou seja, os óculos vão oferecer sensações de vibrar, aparentemente muito subtis, relacionadas com ações e experiências específicas durante os diferentes jogos. Por exemplo, poderá ser simulado as pulsações cardíacas da personagem, em jogos de ação furtiva, em que esta esteja escondida, ou mesmo a sensação de balas rasantes na cabeça do jogador durante os tiroteios.
Na CES 2022, a Sony revelou a produção de novos jogos, incluindo Horizon: Call of the Mountain, produzido numa parceria entre a Guerrilla Games, a produtora da série Horizon e o estúdio japonês Firesprite. O pequeno teasing mostrou um ambiente gráfico com uma qualidade semelhante à série principal, Forbidden West, lançado na semana passada. Ainda não se sabe se a aventura VR será “on rails” ou dará a liberdade total de movimentos aos jogadores.
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