O novo headset de realidade virtual da Sony, o PlayStation VR2, promete oferecer uma experiência ainda mais envolvente que a primeira versão. A capacidade de processamento do novo equipamento, aliado ao poder da PS5, pretende oferecer imagens com resolução 4K e HDR, assim como a oferta de jogos mais complexos e divertidos. A Sony acaba de confirmar que o headset não chega a tempo do Natal, mas sim, será lançado no início de 2023, com uma data concreta ainda por marcar.
E tecnologia não falta ao futuro equipamento, que apesar de ainda não ser autónomo ou wireless, como o seu rival Oculus Quest 2 da Meta, vai reduzir o número de cabos em torno do headset, ligando apenas um fio à consola. O sistema oferece um campo de visão de 110º, uma lente Fresnel equilibrada e leve, para tornar a utilização do headset VR mais confortável. Espera-se mesmo que a fabricante melhore o sistema de refrigeração na zona da cara para que o visor não fique embaciado durante sessões de jogo mais prolongadas.
Veja na galeria imagens do PlayStation VR2:
O sistema de eye tracking deteta o movimento dos olhos, o que significa que apenas é carregado aquilo que o jogador vê, poupando desta forma recursos ao sistema e com isso melhorar a resposta dos elementos interativos. Da mesma forma que a deteção do movimento responde também às expressões e emoções feitas pelos jogadores, por exemplo, quando conhece outros companheiros online.
Recentemente, a Sony revelou algumas novas funcionalidades dos óculos VR, incluindo a possibilidade de os utilizadores poderem ver o que se está a passar em seu redor quando têm o headset equipado. No primeiro modelo era necessário tirar o periférico dos olhos quando precisava procurar o comando ou ajustar a sua posição frente à câmara. No novo equipamento é possível ativar as suas câmaras frontais através do botão de função no headset ou utilizando um cartão no Centro de Controlo, para alternar entre o conteúdo virtual e o real. A Sony diz que este modo de olhar em redor é apenas para ver, pois o sistema não grava o ambiente real.
Por outro lado, os jogadores que desejam transmitir os conteúdos que estão a jogar em realidade virtual, podem agora filmar-se durante as sessões. Basta ligar a câmara de vídeo da PS5 à consola e reproduzir os seus movimentos e reações a outros jogadores.
A tecnologia PlayStation VR2 Sense promete também oferecer uma maior imersão aos jogadores, uma vez que o headset também terá a capacidade de vibrar subtilmente como o seu comando especial. Na prática, os jogadores vão poder sentir vibrações da pulsação da personagem em momentos mais tensos, assim como movimentos de objetos rasantes à cabeça, como flechas ou balas nos jogos de ação, assim como sensações de aceleração durante a condução. A tecnologia de áudio Tempest 3D da PS5 também vai ajudar a criar as texturas sonoras em torno de si.
O novo headset vai oferecer ainda uma funcionalidade de cinema. Ou seja, os jogadores podem alterar entre o modo VR e o modo Cinemático. No primeiro, é possível jogar com uma perspetiva de 360 graus, dentro do ambiente virtual. A Sony diz que este conteúdo será debitado numa resolução de 4000x2040 HDR, ou melhor, 2000x2040 para cada olho, com taxa de refrescamento de 90/120 Hz. Se optar pelo modo Cinemático, é possível aceder ao sistema e menus da PS5, assim como quaisquer outros conteúdos que não sejam em realidade virtual ou vídeos numa simulação de ecrã virtual de cinema. Estes conteúdos serão oferecidos numa resolução de 1920x1080, com taxas de 24/60 Hz, mas também a 120 Hz.
De recordar que em maio, a Sony fez uma apresentação do headset, destacando a simplicidade de ligação do sistema através de apenas um fio, maior resolução, assim como os seus comandos ergonómicos, com feedback háptico. A Sony confirmou ainda a chegada de 20 títulos entre produções internas e parceiros no dia de lançamento, entre eles está o já anunciado Horizon: Call of the Mountain.
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