No dia 20 de setembro o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, foi palco para a grande final da 9ª edição do programa Apps for Good. Em destaque entre as apps vencedoras criadas por jovens para solucionar os problemas do mundo estão a 4AiUobs e Genius - Fralda Inteligente, que receberam o primeiro prémio nas categorias dedicadas ao Ensino Básico e Secundário, respetivamente.

Criada por uma equipa da Escola Secundária de São Lourenço de Ermesinde, a 4AIUobs quer funcionar como um ponto de sensibilização e de informação acerca das vantagens para empregadores em recrutar pessoas com deficiência ou limitações.

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Ainda na linha do Ensino Básico, a Snap Work, criada por alunos da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, alcançou o segundo lugar. A solução foi concebida para facilitar a contratação temporária de pessoas para serviços de hotelaria e turismo na ilha do Pico.

A Match2Learn, da Escola Secundária Fernando Namora da Amadora, fechou o “pódio” na linha do Ensino Básico, com uma solução que se afirma como programa mentor-mentorando, dando a alunos da mesma ou de outras turmas a oportunidade de ajudarem outros estudantes.

Na linha do Ensino Secundário, a solução que venceu o primeiro prémio foi desenvolvida por alunos da Escola Secundária de Nelas. O projeto passa pela criação de uma fralda inteligente destinada para pessoas acamadas que faz uma medição e monitorização contínua de certos níveis, permitindo melhorar a qualidade de vida e conforto dos pacientes.

Em segundo lugar, a COME in Guide, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado de Santarém, é uma app de apoio a imigrantes no território nacional, com acesso a serviços, núcleos por nacionalidade e Banco de Horas.

A app Conpact – Orgs Connected, da Escola Secundária Amato Lusitano de Castelo Branco, levou o terceiro prémio para casa, com uma solução que oferece às associações dos Municípios uma plataforma intermediária que permite facilitar a gestão e a partilha de recursos entre elas.

Apps for Good: Mais jovens, novas dinâmicas e ideias tecnológicas para solucionar os problemas do mundo
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A Caudalímetro Inteligente, da Escola Secundária Infante D. Henrique do Porto, venceu o prémio Cooler Planet, destinado a premiar as soluções que ajudam no combate às alterações climáticas.

O Prémio Climate & Energy, para as soluções que incentivem a sustentabilidade ambiental, mas também propostas disruptivas na energia, foi entregue à  solução PowerPool, da Escola Secundária Adolfo Portela de Águeda. O Prémio Tecnológico, dedicado à solução tecnológica mais tecnologicamente robusta, foi entregue à solução Conpact  - Orgs Connected.

Já os prémios Digital Young Women e Jovem Aluna.PT foram entregues a Andreia Ramos e Leonor Lázaro, respetivamente. As alunas, da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves de Vila Nova de Gaia, fazem parte da equipa que concebeu a solução Take Care of Me.

A Rodas Controladas, da Escola Básica Júlio Brandão de Vila Nova de Famalicão, venceu o Prémio do Público, com uma solução criada para quem enfrenta limitações motoras. Mas não é tudo: o Prémio Vencedor 2.0, para soluções criadas por equipas que voltaram a participar na competição, foi entregue à PixBomBom.

Desenvolvida por alunos da EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO esta app vende bombons originais, incluindo também jogos educativos e até inclui a possibilidade de os clientes receberem vouchers para viajar para os Açores.

Recorde-se que, nesta edição, o programa Apps for Good, que reuniu projetos de todo o país, através dos Encontros Regionais Norte, Centro-Sul e Madeira, e Açores, selecionou 25 equipas finalistas que faziam parte da Linha 1.0, que participaram pela primeira vez na competição ainda três da Linha 2.0, que que voltaram a competir com a mesma ou uma nova solução.