O Coronavírus (COVID-19) está a ter um forte impacto no mundo tecnológico, levando ao cancelamento de vários eventos importantes. A edição de 2020 do Mobile World Congress, em Barcelona, foi a primeira “baixa”. Seguiram-se o Global Marketing Summit e o F8 Developer Conference do Facebook.
O Game Developers Conference (GDC), marcado para 16 a 20 de Março em São Francisco, Califórnia, está também a sofrer os efeitos do COVID-19. A conferência que reúne os mais prestigiados produtores de software e videojogos foi oficialmente adiada para o próximo verão devido a receios de contágio com o vírus que já infetou mais de 90 mil pessoas e provocou, até à data, cerca de 3.000 mortos.
O adiamento do evento segue a confirmação do segundo caso de infeção por COVID-19 na Califórnia. A organização do GDC indica, em comunicado no seu website, que, embora tenha passado o ano anterior a preparar o evento, as circunstâncias levaram-na a adiá-lo. A organização do evento revela que, perante o sucedido, muitas das apresentações planeadas serão realizadas via streaming online, sendo que sessões como o Independent Games Festival e o Game Developers Choice Awards serão transmitidos em direto no Twitch durante a semana onde aconteceria o GDC.
Recorde-se que ainda antes do anúncio oficial de adiamento, tanto o Facebook como a PlayStation tinham revelado que não iam marcar presença na edição de 2020 do GDC. Logo de seguida foi a vez de a Microsoft anunciar a sua ausência no evento. “Depois de uma revisão aos planos das autoridades globais de saúde, tomámos a difícil decisão de cancelar a participação no GDC”, referiu a empresa em comunicado.
A gigante tecnológica tinha, no entanto, decidido colmatar a falta com um evento digital entre 16 e 18 de março com o alinhamento que tinha planeado para o GDC, sob o nome Gamestack. Na programação constam tecnologias de produção de videojogos e de cloud, com suporte a demos tecnológicas. Vai haver painéis de discussão com alguns líderes da indústria dos videojogos sobre diferentes temas. A empresa vai também mostrar atualizações dos seus estúdios de jogos, incluindo a Double Fine, inXile, Compulsion, Rare, Obsidian e Undead Labs, assim como novidades sobre Minecraft e Gears of War.
O GDC também já não contava com a presença da Kojima Productions, a produtora de Hideo Kojima de Death Stranding, assim como a Unity Technologies, a responsável pelo motor Unity, um dos mais utilizados na produção de videojogos. Conforme explicou no seu blog, a empresa optou por mostrar as novidades que tinha preparado para o evento através da Internet.
Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários