Chega hoje às lojas Mario Kart Live: Home Circuit, uma nova experiência da Nintendo, em parceria com a Velam Momentum, de trazer para o mundo real as corridas da famosa série de karts. Esta é a contribuição da fabricante nipónica ao mundo da realidade aumentada, e provavelmente, uma das melhores implementações da tecnologia num videojogo.
Invés de apontar um smartphone, ou neste caso a Switch, que nem sequer tem uma câmara, ficará a cargo da própria viatura que acompanha o bundle (Mario ou Luigi para já) o trabalho de filmar a realidade e enviar para a Switch o resultado, projetando no seu ecrã as imagens com os elementos interativos sobrepostos.
Na prática, a viatura desloca-se pela sala de estar ou qualquer outra divisão da casa (a Nintendo não recomenda a sua utilização no exterior) transmitindo as imagens para a Switch, tal como um drone. A consola serve de telecomando, sendo possível ver o streaming das imagens captadas pelo kart. E tanto é possível brincar com o veículo como se fosse um carrinho telecomandado, controlando-o na exploração da casa, como participar nos campeonatos nas pistas que desenha.
Mas é preciso atenção porque a ligação Wi-fi não abrange mais que alguns metros, e se tentar deslocar-se mais de duas divisões da casa enquanto permanece no sofá, este vai perder o sinal e parar. Não deixa de ser interessante o feedback que o carro transmite à própria consola quando colide contra um sofá, cadeira ou qualquer outro objeto da casa. O poderoso rumble dos joycons da Switch destaca os choques físicos, simulando-os no próprio jogo.
Dentro da caixa vai encontrar o carro, um cabo de alimentação, quatro metas e duas placas de direção. As metas servem para espalhar pela sala, criando um circuito improvisado físico, que depois será traduzido para o jogo. E por isso, é caso para dizer que duas corridas nunca são iguais, visto que ainda pode criar obstáculos com livros, rotos de papel higiénico e tudo o que tiver à mão, para obrigar a fazer manobras radicais – só faltava mesmo as poderosas derrapagens que caracterizam a série. Embora não necessite de um grande espaço para brincar, convém ter alguns metros quadrados para a viatura poder acelerar sem parecer um carrinho de choque.
Tal como na série, os jogadores terão acesso aos carros de 50cc, 100cc, 150cc e 200cc, que ditam a sua velocidade prática também no real. Todas as músicas e sons características do jogo estão bem presentes nesta nova experiencia.
Nesse sentido, os jogadores participam numa corrida na Switch e no ecrã vão ver os elementos reais da divisão onde estão a jogar; os elementos transpostos em realidade aumentada, tais como os traços da pista, as metas, os adversários, as armadilhas e os power ups, por exemplo; e também a visão do próprio kart, simulando a perspetiva da câmara colocada na traseira da personagem, um pouco acima do seu chapéu, mostraria. No entanto, o que vai aparecer no ecrã é a versão animada de Mario, e não a captada no carro.
Existem diferentes modos de jogo. O principal é o Grand Prix, mas também tem multijogador local para quatro jogadores, como referido. Pode ainda optar pelo Time Trials, que desafia a bater recordes de tempos. Os power ups, tais como o arremesso de conchas de tartaruga, bombas, cogumelos de velocidade e outros podem ser utilizados. As moedas fazem também parte da experiência e quantas mais recolher, mais a barra enche com uma recompensa para desbloquear: novos fatos para as personagens, diferentes modelos para os veículos, sons das buzinas, e outros elementos cosméticos e divertidos, tais como transformar um carro numa espécie de catrapilo.
Mario Kart Live: Home Circuit pode ser adquirido nas grandes superfícies a partir de hoje, em exclusivo para a Switch, e custa cerca de 100 euros.
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