No dia 5 de maio realizou-se a sexta edição dos prémios PlayStation Talents, com o objetivo de encontrar novos talentos e projetos de videojogos criados em Portugal. Este ano, o grande vencedor foi Evil Below, um jogo de terror para a PlayStation 4 que promete inovar o género de survival horror. O jogo, produzido pela dupla de jovens Fábio Barbosa e José Ortega, amealhou o principal troféu e todas as vantagens inerentes, como o prémio monetário de 10 mil euros, o SDK da PS4 e marketing no seu lançamento avaliado em 50 mil euros, assim como espaço físico em Lisboa para trabalhar.
Veja na galeria todos os jogos finalistas dos Talents 2021:
A dupla de produtores também venceu dois prémios adicionais: o jogo mais inovador e aquele que melhor faz utilização das plataformas PlayStation. O jogo integra o microfone da consola, que capta a respiração e o que os jogadores dizem durante a aventura, servindo para alertar os inimigos. E quanto mais stressando e ofegante o jogador se manifestar, os respetivos sons que fizer, tais como os gritos, vão atrair os monstros. Assim, os jogadores têm de completar puzzles e ao mesmo tempo gerir as ameaças e perigos constantes, explicaram os jovens developers ao SAPO TEK.
“Graças às plataformas PlayStation, nós podemos implementar formas de otimizar a experiência para jogadores com deficiências visuais, auditivas ou até motoras, utilizando o DualSense para atingir esse propósito”. A equipa tem mesmo planeado mecânicas como feedback háptico para indicar a direção e distância dos inimigos e puzzles, recorrendo a padrões diferentes no feedback. E também o uso do giroscópio do DualSense para ajudar a movimentar a personagem, assim como diversas opções para calibrar a IA dos inimigos, explicam para justificar o prémio do melhor uso das plataformas PlayStation.
Terror made in PT
Descrevendo o projeto Evil Below, referem tratar-se de uma aventura-terror jogado na primeira pessoa, que combina elementos de horror com puzzles únicos e elementos furtivos. “O jogo gira em torno de uma rapariga presa num mundo semiaberto repleto de florestas sinuosas, túneis estreitos e pântanos misteriosos”, é descrito para definir o ambiente. E as suas inspirações? “Resident Evil, Outlast, Alien Isolation, mas também de filmes como A Descida, Army of Darkness, Evil Dead e Event Horizon”.
Veja na galeria imagens do jogo Evil Below:
Os jovens developers dedicaram três meses para desenvolver uma demo disponível agora no Steam, mas antes passaram outros tantos meses a produzir protótipos em separado com as mecânicas que queriam incorporar no próprio jogo. Sobre a sua experiência passada, tiveram em alguns projetos desenvolvidos por outros estúdios, mas também alguns protótipos pessoais.
No meio da dezena de boas propostas, Ricardo Correia, coordenador dos PS Talents, já havia referido ao SAPO TEK que “a positiva dificuldade de encontrar vencedores entre jogos tão bons é um sinal do amadurecimento do programa, mas também do próprio tecido de desenvolvimento em Portugal”.
Questionados sobre a sensação de ganhar o mais prestigiado prémio relacionado com a produção de videojogos em Portugal e o que significa esta distinção da PlayStation Portugal, a dupla salienta a sensação única. “Para nós, desenvolvedores e também jogadores PlayStation, é um sonho tornado realidade. É o impulso que qualquer estúdio independente deseja para começar a desenvolver jogos”.
Os jovens sentiram que tinham tantas hipóteses de vencer como os restantes 9 candidatos. “Os jogos apresentados eram fantásticos e todos tinham potencial para vencer”, mas ao SAPO TEK, apontaram como o seu favorito o projeto Careto da MA Studios.
O futuro de Evil Below
Ao terem vencido o prémio, Fábio Barbosa e José Ortega dizem que agora têm oportunidade de trabalhar a tempo inteiro no projeto Evil Below, contando com o apoio de toda a equipa PlayStation. “Vamos adicionar, no futuro, elementos à nossa equipa para acelerar o processo de desenvolvimento e produção”, referem ao SAPO TEK. E sobre o estado do jogo, todo o planeamento do projeto está feito e a respetiva documentação finalizada.
Apesar de terem à sua disponibilidade um espaço físico para continuar a produção, pelo menos durante os próximos 10 anos, referem que nesta altura o trabalho remoto é para continuar devido à situação pandémica. Mas o prémio monetário vai permitir aos jovens trabalhar a “todo o gás” e contratar elementos que diz serem essenciais para o desenvolvimento de certos conteúdos do jogo.
Sobre o futuro da equipa, o seu foco é expandir o seu estúdio e “trazer ao mercado experiências derivadas e ao mesmo tempo ter a honra de representar Portugal na indústria global de videojogos”.
Durante as seis edições dos prémios PS Talents já foram apresentados mais de 300 projetos, onde se incluem os vencedores Strikers Edge, VRock, KEO, Out of Line e Back Then, que venceu a anterior edição da iniciativa.
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