As primeiras atividades já decorreram ontem, com momentos de lazer mas também com a preparação do robot Bot’n Roll One A, do kit que as equipas receberam  no RoboParty 2024 e que no fim do programa vão poder levar para casa ou para a escola para continuarem a desenvolver as suas atividades e conhecimento. Para começar as equipas receberam formação básica em eletrónica, programação e mecânica para começar a construir o protótipo, com a ajuda de 65 estudantes de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores.

Esta é a 16ª edição do RoboParty e conta com 111 equipas, a maioria com idades entre os 15 e 17 anos, embora existam participantes mais novos, a começar nos 10 anos de idade. Durante três dias estão todos juntos no pavilhão desportivo do campus de Azurém, em Guimarães para aprender mais sobre robótica e pôr os seus conhecimentos à prova, mas também para partilharem momentos de diversão.

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O RoboParty é promovido pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho e a botnroll.com e decorre até 23 de março, com entrada livre para o público que pode assistir às várias provas. Há quatro desafios para testar a capacidade dos robots, com uma prova de obstáculos e a Race of Champions, que decorrem hoje. No sábado é a vez das provas de Fun Challenge e Dança, que está marcada para no sábado às 14h00 e traz sempre momentos animados.

As equipas ficam durante os três dias no espaço do pavilhão, trazem sacos cama para dormir e têm várias atividades lúdicas e desportivas, para além da eletrónica.

A primeira festa dos robots arrancou em 2007 e desde o início a RoboParty "já contou com mais de 8.000 jovens  entusiastas com vontade de se divertir a aprender eletrónica, programação e mecânica", como nota a organização.

Este ano os participantes podem também conhecer melhor outros robôs desenvolvidos pelo Laboratório de Automação e Robótica (LAR), como o CHARMIE e FUTEBOLISTAS. Está ainda previsto o lançamento do novo botnroll e atividades de programação do botnroll em Python, assim como formação MatLab e Simulink para os professores.

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