Os rumores sobre a Sony estar a produzir uma PlayStation 5 Pro correm há vários meses e ainda em abril os developers começaram a receber as especificações para atualizar os seus jogos com base no novo hardware. No início do ano foram reveladas algumas especificações, nomeadamente a capacidade de upscaling de imagem através de inteligência artificial e uma data de lançamento apontada para o final de 2024.

A possibilidade de um anúncio para breve tem ganho maiores contornos nos últimos dias. Em primeiro lugar com imagens da silhueta da consola que davam conta do seu design circularam online. Um design semelhante à versão Slim, em que uma linha no meio da consola separava as tampas amovíveis da consola. A suposta PS5 Pro tem três tiras ao centro, sugerindo ser o design final da consola.

PlayStation 5 Pro
PlayStation 5 Pro Fonte: The Verge

Como se isso não bastasse, a Sony está a comemorar em 2024 os 30 anos do lançamento da primeira consola PlayStation e criou um poster alusivo ao aniversário com os quatro famosos símbolos dos botões do comando (círculo, quadrado, triângulo e cruz). Todos eles são formados com pequenos símbolos de silhuetas de todas as consolas, comandos e periféricos associados à PlayStation.

E como seria de esperar, o tal símbolo da silhueta da PS5 Pro surge destacado, sendo o mesmo que já circulava anteriormente pela internet. Numa story da PlayStation no Instagram remete um link para “Your First Look”, apontando para o blog do aniversário. Mas será que o “primeiro olhar” não será para o símbolo da PS5 Pro mesmo em cima dos 30 anos?.

PlayStation 30 anos
PlayStation 30 anos

Fontes que avançaram anteriormente com fugas de informação que acabaram por se confirmar dão conta de que a PlayStation 5 Pro poderá ser revelada na próxima semana, dia 9 ou 10 de setembro, no próprio blog da PlayStation, não havendo nenhum State of Play dedicado, mas no final do mês um dedicado aos jogos que já estão otimizados para a nova consola. Os rumores dão conta de que a PS5 Pro poderá ser apenas digital, sem qualquer leitor de discos, podendo chegar ao mercado ainda este ano por 599 euros.

Na lista de especificações técnicas anteriormente apontadas, os developers já tinham instruções para atualizar os seus jogos para serem compatíveis com efeitos melhorados de Ray Tracing.

O plano da Sony é manter no mercado as duas consolas, o modelo standard e o Pro. Já os produtores devem oferecer uma única versão do jogo para as duas configurações da consola. Os jogos já existentes no mercado poderão simplesmente ser atualizados para serem compatíveis e otimizados para a nova consola. É ainda referido que os developers já podem encomendar os novos kits de desenvolvimento e que todos os jogos deveriam ser submetidos até ao fim de agosto para serem certificados de compatibilidade com a PS5 Pro no seu lançamento.

processador da consola será o mesmo, mas terá um novo modo de overcloaking, esperando-se atingir a frequência de 3,85 GHz, ou seja, mais 10% mais que o modelo existente. Os developers passam a ter a opção de escolher os 3,5 ou 3,85 GHz. Já o sistema de memória terá também um aumento de 28% de velocidade, passando dos 448 GB/s para 576 GB/s na versão Pro. Os jogos vão poder utilizar 13,7 GB de memória geral do que os 12,5 GB alocados atualmente aos jogos.

fabricante vai ainda apresentar o seu próprio sistema de upscaling gráfico, aqui chamado de PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), semelhante ao DLSS da Nvidia ou o FSR da AMD. Através deste, a qualidade de imagem aumenta, assim como a fluidez das imagens. O modelo deverá utilizar uma arquitetura personalizada para machine learning para a PS5 Pro, suportando 300TOPS de computação 8-bits.

Nas contas da Sony, fazer o upscaling de 1080p para 4K terá uma latência de 2 ms, havendo planos para aumentar a resolução até 8K.

No que diz respeito à comemoração dos 30 anos de PlayStation, a Sony espera partilhar uma versão especial do Gran Turismo 7 que será gratuita, com automóveis, pistas e eventos, disponível no final do ano. Os fãs da PlayStation vão também poder aceder a bandas-sonoras de alguns dos títulos, tais como God of War, Twisted Metal, Starhawk e Unit 13. Vai organizar torneios durante os fins-de-semana, esperando anunciar mais atividades em breve.