A Nintendo continua com a sucessora da Switch trancada a sete chaves, com a promessa da revelação antes do fim do seu ano fiscal que acaba no fim de março. Mas surgiram informações de uma tecnologia que a fabricante japonesa estará a produzir que poderá facilitar a performance e qualidade dos jogos, sem a necessidade de ter hardware topo de gama naquela que pode ser a Switch 2.

Uma patente submetida pela Nintendo em julho de 2023, mas que foi tornada pública no último dia do ano de 2024, revela uma tecnologia que já é bastante conhecida na indústria do gaming. Trata-se de um sistema de upscaling de imagem com base em machine learning e inteligência artificial. A Nvidia oferece a tecnologia DLSS há alguns anos no PC, assim como a AMD Super Resolution. Recentemente também a Sony revelou a tecnologia PSSR na PlayStation.

A patente refere um sistema computacional para converter imagens através de uma rede neural treinada. A imagem de fonte é dividida em blocos e dados de contexto dados a cada um desses blocos de pixéis. Esses blocos são adicionados a uma matriz de ativação, executada contra uma rede neural treinada para converter as imagens.

Veja na galeria imagens da mais recente Switch OLED:

Se esta tecnologia avançar na Switch 2 (tal como a consola é atualmente conhecida), os jogos da consola terão visuais com melhor qualidade, além de uma maior performance. A tecnologia preenche as falhas entre os pixéis, melhorando a qualidade visual, sem a necessidade de hardware gráfico mais poderoso e sem comprometer a performance da consola. Esta poderá ser uma vantagem para a Nintendo caso mantenha uma política de contenção de hardware de ponta na próxima consola, que tudo indica não será tão potente como os modelos rivais da Sony e Microsoft.

Segundo aponta o VG247, esta tecnologia poderá reduzir também o tamanho dos jogos, para que caibam em cartões com menores capacidades. Esta pista indica que a Nintendo poderá manter o mesmo tipo de cartões da Switch, sem a necessidade de adicionar à produção versões com mais capacidade que aumentariam o custo. Atualmente os cartões da Switch têm um máximo de 32 GB. Os sistemas de upscaling permitiriam otimizar os jogos para caberem nestes cartões.

A utilização do mesmo leitor e tipo de cartões pode facilitar o design da nova consola, uma vez que a Nintendo já confirmou a retrocompatibilidade com os jogos da Switch. Esta foi a única revelação oficial do presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, pela quantidade de jogos lançados na consola e adquiridos pelos jogadores. A Nintendo garante dessa forma um vasto catálogo com centenas de jogos para o lançamento da sucessora da Switch.

Entre os rumores e fugas de informação da motherboard da consola no Reddit com portas USB-C, os analistas apontam que a sucessora da Switch terá um formato bastante semelhante à primeira consola, apostando no mesmo formato híbrido, com ajustes no design e adição de hardware mais atualizado.