Procurando continuar a explorar o seu catálogo de oferta de jogos multijogador online, baseados no modelo de negócio “Game as a service”, a PlayStation lançou o novo título Concord. Trata-se de um novo universo criado pelo estúdio interno Firewalk Studios para quem gosta de jogos de ação em arenas de combate.

Com uma ideia base que lembra Overwatch da Blizzard, Concord apresenta um leque de heróis à escolha, cada qual com habilidades únicas e um papel na equipa. Se gosta de jogar ao ataque, na frente da equipa, há personagens ágeis e com capacidade de tiro ou combate. Mas poderá optar por ser suporte e utilizar os “healers” para manter a saúde dos companheiros. Os tanques são aqueles que sustêm mais dano e são os que dão o corpo às balas. É preciso uma composição de equipa homogénea para conseguir vencer a partida e amealhar pontos.

Veja na galeria imagens de Concord:

Os pontos servem para amealhar experiência e desbloquear objetos cosméticos para as personagens, além de abrir caminho a novos modos de jogo. O jogo tem um ambiente de ficção científica, onde os jogadores da equipa assumem o papel da tripulação Northstar. São um grupo de inadaptados, foras-da-lei e aventureiros que aceitam trabalhos como mercenários, conhecidos como Freegunners. Vagueiam pela galáxia, aceitando missões de alto risco para obter recompensas.

A base do jogo que foi lançada, tanto para o PC como PlayStation, com a possibilidade de jogar em crossplay, ou seja, jogadores entre ambas as plataformas, apresenta 16 personagens. Haymar, Vale, Lennox, 1-Ik0 e Estelar são as personagens de maior destaque pelos trailers. Mas existem outras que rapidamente se vão tornar nas favoritas dos jogadores.

O jogo apresenta 12 mapas disponíveis e tem seis modos de jogo, divididos por grupos. É preciso subir a experiência para aceder a novos modos, incluindo o competitivo por rankings. Um dos modos coloca as duas equipas num típico death match, até a equipa atingir os pontos pedidos do mapa. Outro passa por uma equipa escoltar e defender um veículo e a outra tem de impedir que este chegue à base.

Veja o trailer:

A Firewalk Studios promete mais conteúdos no futuro, com atualizações frequentes depois deste lançamento. Para já, os jogadores apenas têm de pagar o jogo base, sem a necessidade de adquirir passes de temporada ou microtransações, naquele que é o compromisso de estabelecer uma base de fãs do género nestes jogos multijogador.

O jogo tira partido do Dual Sense, onde os jogadores vão sentir na ponta dos dedos o tremer dos gatilhos adaptativos mediante os disparos das armas e das explosões. O jogo promete partidas mais rápidas, graças ao carregamento imediato dos mapas.