Já se sabia que o Windows 11 tinha compatibilidade com Android, pretendendo criar uma sinergia entre o computador e os smartphones. Mas a Google revelou esta madrugada, durante os The Game Awards, um projeto mais ambicioso que vai permitir levar os jogos da sua loja Google Play para o Windows, a partir de 2022.

A ideia é os jogadores poderem alternar rapidamente entre diferentes equipamentos o jogo, sem interrupções, estejam a jogar no smartphone, num tablet, um Chromebook, e brevemente nos computadores com Windows, em forma de cross-platform. Durante a apresentação, Greg Hartrell, diretor de produto da Google Play, referiu que a plataforma de jogos ajudou milhares de milhões de utilizadores a encontrar e a jogar os seus jogos favoritos em múltiplas plataformas, incluindo o ChromeOS.

Veja na galeria os melhores apps e jogos de 2021 da equipa da Google:

A nova estratégia da Google é expandir o seu ecossistema de jogos Android a mais computadores. A ideia é que os jogadores transitem entre as plataformas instantaneamente, seja a jogar no smartphone enquanto estão nos transportes públicos, passando para o computador quando chegam a casa. Um conceito semelhante ao que a Google promete com o seu serviço de cloud gaming Stadia.

Pokémon UNITE e Balance: Meditation & Sleep entre os melhores jogos e apps de Android de 2021
Pokémon UNITE e Balance: Meditation & Sleep entre os melhores jogos e apps de Android de 2021
Ver artigo

A Google esclareceu ao The Verge que a aplicação de jogos Android para o Windows foi produzida pela gigante tecnológica, sem a parceria com a Microsoft ou com a BlueStacks, empresa especialista em emular os jogos e aplicações Android no computador. Referiu ainda que os jogos vão correr localmente no computador, em vez de serem transmitidos em streaming via cloud. Será assim, uma aplicação nativa para o Windows distribuída pela Google, não apenas para os computadores com o Windows 11, mas também compatível com o Windows 10.