A Epic Games desde sempre disponibilizou o seu motor Unreal 4 para estúdios e criadores produzirem os seus jogos. No entanto, a partir de 2019, o estúdio vai mais longe e pretende libertar todas as restantes ferramentas e serviços que suportam uma experiência online, como é o caso de Fortnite.

A empresa explica que os serviços têm um custo elevado a construir, testar e manter quando os jogos abrem ao público, mas quando ficam operacionais, as despesas são relativamente acessíveis, para introduzir mais títulos e utilizadores.

O objetivo da Epic, segundo refere no comunicado, é ajudar outros produtores de videojogos a terem sucesso. E em 2019 vai ser lançado o sistema que suporta o serviço de cross-platform construído originalmente para Fortnite, testado com 200 milhões de utilizadores nas sete plataformas disponíveis.

A empresa adianta que tudo será gratuito para todos os produtores, e será aberto a todos os motores (como o rival idTech ou Unity), funcionando em todas as plataformas e lojas digitais. Os produtores podem inclusive misturar a sua tecnologia com outras soluções independentes.

No comunicado é possível ver o mapa da disponibilidade dos serviços ao longo do ano de 2019, começando primeiro no PC, seguindo-se as restantes plataformas.