Numa declaração conjunta entre as três principais fabricantes de consolas, Microsoft, Sony e Nintendo, foram propostas medidas para tornar a experiência online dos jogadores nas consolas mais segura. “Acreditamos que o gaming é para as pessoas de todas as idades, incluindo os mais jovens e mais vulneráveis jogadores”, é referido no comunicado, salientando que quando as experiências envolvem a interação com os outros, deve ser garantido que as mesmas sejam positivas e respeitosas. “Todos os jogadores merecem ter uma experiência social ligada ao gaming fantástica, em locais onde o respeito e a segurança são mutuas”.

Nesse sentido, as três empresas juntaram-se para oferecer uma aproximação multidisciplinada, combinando os benefícios da tecnologia avançada, o suporte da comunidade, mas também o olhar atento da supervisão humana. Essa parceria assenta assim em três pilares do seu trabalho: Prevenção, Parceria e Responsabilidade.

No caso da prevenção, o objetivo é dar ferramentas aos jogadores e pais para compreender e controlar as experiências de jogo. Os pais recebem as ferramentas e a informação necessária para criar regras para as experiências de jogo dos seus filhos. As funcionalidades de segurança devem ser fáceis de utilizar, e sobretudo, a informação sobre as mesmas vai ser promovida nos seus diversos canais, serviços, plataformas e até mesmo nas lojas de retalho, para chegar ainda a mais pais e jogadores. Os códigos de conduta, termos de utilização e práticas de segurança serão constantemente informadas aos pais.

No que diz respeito à parceria, as fabricantes comprometem-se a unirem-se com a indústria, reguladores, entidades legislativas e comunidades para criar ferramentas avançadas de segurança para a experiência online. As três empresas comprometem-se a conduzir projetos partilhados de investigação em benefício da indústria. Acreditam que o ódio e o assédio de jovens jogadores não têm lugar no gaming, e por isso, têm promovido, junto à sua comunidade, a condução de práticas seguras, oferecendo ferramentas para encorajar a apontar quem esteja a ter maus comportamentos. Por fim, a parceria com a ESRB e PEGI são levadas em conta para garantir que os seus respetivos jogos são apropriados para as audiências próprias.

No terceiro pilar da responsabilidade, as fabricantes assumem que devem criar as suas plataformas mais seguras possíveis para todos os jogadores. E assim, tornar fácil os jogadores reportarem violações no código de conduta de certos utilizadores, que são revistos e tomadas decisões firmes contra os mesmos, incluindo a expulsão do serviço. As empresas garantem total disponibilidade para ajudar as autoridades locais e a responder qualquer requisição de um órgão legislativo. E as mesmas devem seguir o exemplo de reportar de imediato qualquer comportamento que observem nas suas plataformas ou quando consideram que existe o risco de um jogador ser assediado. Cabe ainda às empresas informar as regras e requisitos para que os jogadores que forem reportados, as compreendam e possam continuar a usar os serviços.

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